25 de abril de 2019

Do Zend Framework ao Laminas

LaminasLogo800x449

 

No dia 18 de Outubro de 2018 recebemos uma notícia extremamente preocupante: Não apenas a RogueWave/Zend estava determinando uma mudança estratégica que, em termos práticos colocaria o desenvolvimento do Zend Framework “na geladeira”, como alguns dos principais nomes por trás do projeto, como Matthew Weier O’Phinney, Enrico Zimuel, Dmitry Stogov e Zeev Suraski estavam deixando a empresa.

Com o mercado em polvorosa, já que o ZF tem em suas estatísticas números invejáveis como por exemplo o fato de que já foi baixado mais de 400 milhões de vezes, Mathhew escreveu um post de forma a tranquilizar a todos(as): o Framework não estava morrendo, mas sim se tornando algo diferente. O que ele se tornaria ainda era incerto.

Uma das vantagens da minha posição no mercado – Mais de 25 anos (20 destes com PHP e quase 15 com ZF), organizar a PHP Conference Brasil (tendo inclusive trazido Matthew na edição de 2014) e atuar como Zend Framework Evangelist – é que eu consigo, não sem um certo esforço, obter informações que não são públicas.

Não é algo que gosto de me gabar (não é tão especial quanto esse post faz parecer), mas obtive a informação há aproximadamente 2 meses quando conversei com Matthew diretamente sobre o assunto. Resolvi respeitar a privacidade dele e do projeto, já que entendo que às vezes precisamos precisamos de “silêncio” ao tocar uma iniciativa (leia-se Projeto “K”).

Há extamente uma semana o silêncio foi finalmente quebrado e as notícias são incríveis pra dizer o mínimo:

  1. O Zend Framework, e todos os produtos associados à marca (Expressive, Apigility) passarão a atender pelo nome de Laminas Project;
  2. O Projeto não apenas segue Open Source, mas é agora uma fundação assistida por nada mais nada menos que a Linux Foundation.

Estas notícias são extremamente importantes não apenas para o mercado de PHP: elas demonstram o poder inquestionável do Software Livre e como quando há paixão, comprometimento e demanda (é claro) não existe hater, interesse econômico, lobby ou qualquer outra coisa que derrote um projeto.

É importante ressaltar que, mesmo que eu acredite que a decisão da RogueWave/Zend tenha sido errada, também acredito que a empresa tenha sido fundamental na construção deste novo caminho.

Não há data específica – embora o Matthew mencione “dentro de alguns meses” – para o primeiro release, mas algumas coisas já são aparentes: Um componente está sendo ativamente desenvolvido para se tornar uma espécie de coleção de aliases para tornar a migração menos dolorosa.

Quer saber mais sobre o Laminas? Fique de olho nos links abaixo!

LONGA VIDA AO LAMINAS!

Share

Galvão

Presidente da ABRAPHP – Associação Brasileira de Profissionais PHP, Diretor da PHP Conference Brasil, Contribui para o desenvolvimento do PHP (traduções, decisões). Atua como Zend Framework Evangelist para o ZTeam, da Zend. Professor Convidado de Pós-Graduação, PR e SC. Mais de 22 anos desenvolvendo sistemas e aplicações com interface web (mais de 17 destes com PHP). Palestrante em eventos nacionais e internacionais, Instrutor de cursos presenciais e a distância.

You may also like...